Gente, que bapho!
O antropólogo americano Ted Polhemus, 66, um dos precursores dos estudos sobre sobre “street style”, veio a São Paulo para debates dentro da programação da 36ª São Paulo Fashion Week e declarou que, para ele, os desfiles de roupas podem sair de moda em breve.
A matéria foi publicada pela Folha de São Paulo e confesso que, apesar do choque inicial, achei a conclusão bem lógica.
Folha – O sr. criou a ideia de que estilo está dentro de cada pessoa. O excesso de informação pode dissolver essa concepção do que é estilo?
Ted Polhemus – Não muda nada. A moda não tem mais o poder de antes. Pessoas jovens não podem imaginar que a moda dizia “todos irão usar cor-de-rosa” e que todos usavam. Também vemos declinar a ideia de que Paris é tudo. O próximo lugar do momento pode ser São Paulo, Texas. A geografia não importa mais.
Como ficam os desfiles de moda nesse contexto?
Não estou muito certo de que os desfiles durem muito, pois são um grande gargalo econômico. Se você é um jovem estilista em São Paulo, não tem um namorado rico ou um pai rico, como fará para que o mundo saiba sobre você? Em vez de se ter um tanto de pessoas sentadas, lutando para entrar [na sala de desfiles], por que não transmitir pela internet?
Tudo na moda, exceto o estilo, está em processo de mudança ou é passível de mudar. Por que precisamos de modelos? Não foram elas que escolheram aquelas roupas. Isso é completamente falso. Vamos ver as pessoas de verdade.
Queria ter visto este debate ao vivo. Deve ter sido bem bom.
Em poucas palavras, Ted Polhemus faz observações tão coerentes e óbvias, mas que eu não havia lido/escutado ainda.
Adoro a ideia de que a geografia não dirá onde “mora” a moda.
Concordo plenamente que desfiles são um verdadeiro gargalo econômico, uma pena, mas são.
E a gente sabe bem que o fenômeno da internet tem transformado pessoas “X” em celebridades e estilistas de tabela que criam coleções cápsulas para lojas de departamento.
De fato é uma mudança constante, tudo pode acontecer.
Minha humilde opinião? O que permanecerá serão as pessoas ricas em autenticidade, donas de estilos únicos e verdadeiramente inseridas no contexto de que “moda é usar o que eu gosto e me cai bem, e não o que todos gostam e fica bem no outro”.
beijos polêmicos,
Iara Leão
(0) Comentário(s)