Home Blog / Geral / Desfiles vão sair de moda?
BLOG IARA LEÃO

Desfiles vão sair de moda?

Gente, que bapho!

O antropólogo americano Ted Polhemus, 66, um dos precursores dos estudos sobre sobre “street style”, veio a São Paulo para debates dentro da programação da 36ª São Paulo Fashion Week e declarou que, para ele, os desfiles de roupas podem sair de moda em breve.

catwalk

A matéria foi publicada pela Folha de São Paulo e confesso que, apesar do choque inicial, achei a conclusão bem lógica.

Folha – O sr. criou a ideia de que estilo está dentro de cada pessoa. O excesso de informação pode dissolver essa concepção do que é estilo?
Ted Polhemus – Não muda nada. A moda não tem mais o poder de antes. Pessoas jovens não podem imaginar que a moda dizia “todos irão usar cor-de-rosa” e que todos usavam. Também vemos declinar a ideia de que Paris é tudo. O próximo lugar do momento pode ser São Paulo, Texas. A geografia não importa mais.

Como ficam os desfiles de moda nesse contexto?
Não estou muito certo de que os desfiles durem muito, pois são um grande gargalo econômico. Se você é um jovem estilista em São Paulo, não tem um namorado rico ou um pai rico, como fará para que o mundo saiba sobre você? Em vez de se ter um tanto de pessoas sentadas, lutando para entrar [na sala de desfiles], por que não transmitir pela internet?
Tudo na moda, exceto o estilo, está em processo de mudança ou é passível de mudar. Por que precisamos de modelos? Não foram elas que escolheram aquelas roupas. Isso é completamente falso. Vamos ver as pessoas de verdade.

 

Queria ter visto este debate ao vivo. Deve ter sido bem bom.

Em poucas palavras, Ted Polhemus faz observações tão coerentes e óbvias, mas que eu não havia lido/escutado ainda.
Adoro a ideia de que a geografia não dirá onde “mora” a moda.
Concordo plenamente que desfiles são um verdadeiro gargalo econômico, uma pena, mas são.
E a gente sabe bem que o fenômeno da internet tem transformado pessoas “X” em celebridades e estilistas de tabela que criam coleções cápsulas para lojas de departamento.

De fato é uma mudança constante, tudo pode acontecer.

Minha humilde opinião? O que permanecerá serão as pessoas ricas em autenticidade, donas de estilos únicos e verdadeiramente inseridas no contexto de que “moda é usar o que eu gosto e me cai bem, e não o que todos gostam e fica bem no outro”.

 

beijos polêmicos,

Iara Leão

COMPARTILHAR
CURTIR! (0)
(0) Comentário(s)

Deixe um comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Iara Leão Consultoria de Imagem
Dúvidas? Alguma curiosidade? Quer alguma dica? Envie pra mim! Mensalmente responderei uma seleção de perguntas no blog.